Antes de tudo, precisamos entender que a Manutenção Operacional é a manutenção que o próprio operador realiza na impressora. Essas manutenções são importantes para preservar alguns itens do equipamento e garantir a qualidade de impressão, assim como aumentar a vida útil das peças.
Qual é o período ideal para realizar essa manutenção?
A manutenção operacional para impressoras de grande formato pode ser dividida por periodicidade e normalmente são realizadas diariamente e semanalmente. Em cada uma delas deverão ser revisados itens diferentes do seu equipamento.
Neste sentido, a variação das manutenções se diferencia dependendo da tecnologia da impressora em questão. Cada modelo tem itens específicos que deverão ser revisados, limpos e lubrificados.
Senso assim, podemos separar as impressoras em 2 grupos distintos. O primeiro grupo, os equipamentos de alta resolução. O segundo grupo os equipamentos de alta produtividade.
Manutenção operacional diária dos equipamentos de alta resolução.
O que precisa ser verificado?
No começo do dia devem ser verificados os seguintes itens:
- Verificar o nível de tinta nos cartuchos de tinta (para equipamentos com abastecimento contínuo)
- Verificar se o tanque de descarte está cheio
- Realizar um teste de cabeças (nozzle teste) para verificar a condição das cabeças de impressão. Se houver falhas, realizar uma limpeza das cabeças.
No final do dia:
- Limpar a borracha do Captop
- Efetuar a limpeza do Wiper com solvente
- Limpar a parte inferior do carro de impressão (embaixo da cabeça)
Para os procedimentos de limpeza acima, deve ser utilizado solução de limpeza (solvente, flush, etc.) e cotonete adequado e limpo.
Manutenção operacional diária dos equipamentos de alta produção.
Esses modelos de equipamentos não possui o Wiper e o Captop. Portanto, deverá ser feita a limpeza na estação de purgue e embaixo do carro de impressão porque dessa maneira é retirado o excesso de tinta que fica acumulado nesses locais.
Em alguns equipamentos que “dormem” com a tinta nas cabeças, é importante ser colocado o “cap” que é uma bandeja que vai embaixo das cabeças com solvente, assim evita-se o entupimento dos jatos.
Certos modelos de equipamentos é necessário remover toda a tinta da cabeça de impressão, passando solvente para que a tinta não seque na cabeça. Assim a cabeça deverá ser lavada diariamente.
Na manutenção operacional semanal para todos os modelos de impressoras:
- Limpeza da estação (onde fica o captop ou onde é feito o purgue)
- Limpar o Platen (mesa de impressão) limpando os orifícios do vácuo
- Limpeza da Guia Linear com desengripante (onde corre o rolamento do carro de impressão)
- Limpar a fita encoder com álcool isopropílico
Uma observação importante: Não passe graxa na guia linear. O patins, que é aquele rolamento que fica atrás do carro de impressão é blindado. Logo, passando graxa na guia, o patins só irá empurrar a graxa e ela não será eficiente.
O Patins já possui graxa internamente e é auto lubrificante. Na manutenção preventiva, o técnico deve injetar a graxa dentro dele nas quantidades adequadas.
A dica então, é limpar a guia linear com WD 40 em toda a sua extensão. Dessa forma, o excesso de graxa que o patins soltou é removido, junto com a poeira e é criado uma proteção para guia contra ferrugem.
Logo, esta limpeza é muito importante pois com o tempo poderá haver acúmulo de pó na guia e com a graxa faz com que o carro de impressão acabe ficando mais pesado e poderá gerar erros na impressora.