Impra

Problema Cabeça Epson Misturando Cor

problema cabeça epson misturando cor membrana

Se você tem impressora grande formato de alta resolução, provavelmente já teve o problema na cabeça Epson misturando cor. Então vamos falar um pouco sobre esse problema que pode acontecer com essa cabeça, principalmente o modelo DX5.

Podemos ter alguns tipos de problemas em uma cabeça de impressão, como por exemplo, defeito eletrônico, entupimentos, quebrar o pino, mas um deles é a membrana descolar ou “estourar” como falamos normalmente. E vamos explicar porquê isso acontece.

Primeiramente uma coisa muito importante: a cabeça Epson não foi feita para suportar pressão nos seus pinos, para injeção de liquido de cima para baixo. Ela foi projetada para limpeza por sucção.

Nas cabeças industriais, como a cabeça Konica por exemplo, a limpeza é feita com o purgue. Então a tinta é injetada com uma determinada pressão de cima para baixo. Já a impressora com cabeça Epson, possui uma bomba de sucção para fazer limpeza por captação de tinta.

Quando injetamos solvente com uma pressão muito forte nos pinos da cabeça Epson, corremos sério risco de descolar a membrana na parte de baixo. Então uma dica importante: não injete solvente nos pinos da cabeça Epson com seringa, também conhecido como flush, caso não tenha experiência.

As vezes, os técnicos realizam esse procedimento em casos críticos, onde a cabeça já está com defeito e para fazer algum teste. Para confirmar se o problema é eletrônico, entupimento ou para confirmar que a cabeça já está com a membrana descolada.

Então, será que o seu problema da cabeça Epson misturando cor, é a membrana?

Como sabemos se já descolou a membrana?
Quando injetamos solvente em um pino e o solvente sai em outro, normalmente no pino ao lado. Outra situação é quando o solvente sai pela lateral da cabeça, ao invés de sair pelo nozzle.

Então, caso você tenha algumas falhas na cabeça, não tente desentupir esses nozzles injetando solvente com a seringa, pois provavelmente você irá danificar a cabeça.

Um indício de possível descolamento da membrana, é quando no teste print as cores saem contaminadas uma com as outras. É o que falamos “problema da cabeça Epson misturando cor”. Internamente começa a misturar as cores entre dois canais de tinta. As vezes parcial ou no canal inteiro.

Outro problema é a instabilidade durante a impressão. Após a limpeza o teste de cabeça fica perfeito, mas começando a imprimir um canal ou mais falha. Ficar gotejando durante a impressão também. Claro que esse dois últimos pode ser apenas um problema no damper. Mas se você fez todos os procedimentos, uma possibilidade é um problema na cabeça de impressão.

Uma coisa importante é que nos pinos das cabeças Epson possui um filtro. Ele retém partículas e sujeira para não deixar ir para os canais. Então injetar solvente para limpar os pinos, além de não resolver, pode danificar esses micro filtros. Uma solução então, se o problema é apenas os pinos, seria trocar o manifold.

Agora uma dica para você que tem impressora chinesa com cabeça Epson: se o seu equipamento veio com uma bomba de tinta grande, com capacidade de 400ml por minuto, recomendamos que troque por uma bomba menor. A bomba grande que gera muita pressão no captop e com o tempo ela vai contribuir para descolar a membrana da sua cabeça. Uma pressão leve é suficiente para puxar a tinta e preencher as câmaras de tinta interna da cabeça. Substitua por uma bomba de tinta pequena de 100ml e mantenha o captop sempre novo. Esse é um dos motivos das cabeças dos equipamentos Roland e Mimaki durar mais tempo.

Assista abaixo o vídeo onde falamos sobre esse tema com maior detalhes e veja a cabeça de impressão desmontada e entenda melhor sobre as câmaras internas de tinta e a membrana da cabeça Epson DX5.

Acesse também nosso canal do YouTube e fique por dentro das dicas sobre manutenção de impressoras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress