Problema Cabeça Epson - Misturando Cor

Problema Cabeça Epson – Misturando Cor


10/06/2020

Se você tem impressora grande formato de alta resolução, provavelmente já teve o problema na cabeça Epson misturando cor. Então vamos falar um pouco sobre esse problema que pode acontecer com essa cabeça, principalmente o modelo DX5.

Podemos ter alguns tipos de problemas em uma cabeça de impressão, como por exemplo, defeito eletrônico, entupimentos, quebrar o pino, mas um deles é a membrana descolar ou “estourar” como falamos normalmente. E vamos explicar porquê isso acontece.

Primeiramente uma coisa muito importante: a cabeça Epson não foi feita para suportar  pressão nos seus pinos, para injeção de liquido de cima para baixo. Ela foi projetada  para limpeza por sucção.

Nas cabeças industriais, como a cabeça Konica por exemplo, a limpeza é feita com o purgue. Então a tinta é injetada com uma determinada pressão de cima para baixo. Já a impressora com cabeça Epson, possui uma bomba de sucção para fazer limpeza por captação e tinta.

Quando injetamos tinta ou solvente com uma pressão muito forte nos pinos da cabeça Epson, corremos sério risco de descolar a membrana na parte de baixo. Então uma dica importante: não injete solvente nos pinos da cabeça Epson com seringa, conhecido também como flush.

As vezes, os técnicos realizam esse procedimento em casos críticos, onde a cabeça já está com defeito e para fazer algum teste. Para confirmar se o problemas é eletrônico, entupimento ou para confirmar que a cabeça já está com a membrana descolada.

Como sabemos se já descolou a membrana?

Quando injetamos solvente em um pino e o solvente sai em outro, normalmente no pino ao lado. Outra situação é quando o solvente sai pela lateral da cabeça, ao invés de sair pelo nozzle.

Então, caso você tenha algumas falhas na cabeça, não tente desentupir esses nozzles injetando solvente com a seringa, pois provavelmente você irá danificar a cabeça.

Outra situação que indica um problema da cabeça Epson, um possível descolamento da membrana, é quando  começa a misturar as cores entre dois canais de tinta. As vezes parcial ou no canal inteiro. Outro problema é a instabilidade durante a impressão. Após a limpeza o teste de cabeça fica perfeito, mas começando a imprimir um canal ou mais falha. Ficar gotejando durante a impressão também. Claro que esse dois últimos pode ser apenas um problema no damper. Mas se você fez todos os procedimentos, uma possibilidade é um problema na cabeça de impressão.

Uma coisa importante é que nos pinos das cabeças Epson possui um filtro. Ele retém partículas e sujeira para não deixar ir para os canais. Então injetar solvente para limpar os pinos, além de não resolver, pode danificar esses micro filtros. O Correto então, se o problema é apenas os pinos, é trocar.

Agora uma dica para você que tem impressora chinesa com  cabeça Epson: se o seu equipamento veio com uma bomba de tinta grande, com capacidade de 400ml, troque ela imediatamente. É uma bomba que gera muita pressão no captop. Com o tempo ela vai contribuir para descolar a membrana da sua cabeça. Uma pressão leve é suficiente para puxar a tinta e preencher as câmaras de tinta interna da cabeça. Substitua por uma bomba de tinta pequena de 100ml e esse é um dos motivos das cabeças dos equipamentos Roland e Mimaki durar mais tempo.

Veja o vídeo em nosso canal do YouTube que falamos sobre esse tema com maior detalhes e veja a cabeça de impressão desmontada e entenda melhor sobre as câmaras internas de tinta e a membrana da cabeça Epson DX5.


 

Nossos Parceiros

Webeats Borssolani Store Planeta Plug Navegando e Aprendendo Desocultando Beleza Mágica Parcamp Impra Emp��rio Hookah

Abrir Chat
1
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?