Manutenção Preventiva para Impressoras de grande formato

Manutenção Preventiva para Impressoras de grande formato


30/03/2020

Manutenção Preventiva para Impressoras de grande formato

Manutenção Preventiva para Impressoras de grande formato. Definitivamente, a manutenção preventiva de qualquer equipamento é crucial para manter a linha de produção de uma empresa sempre ativa e constante. Como o próprio nome já diz, a manutenção preventiva para Impressoras de grande formato é realizada periodicamente para prevenir que o equipamento tenha algum problema e consequentemente uma parada inesperada.

Qual é a diferença entre Manutenção Preventiva e Manutenção Corretiva?

Enquanto a Manutenção Preventiva ocorre periodicamente e de forma programada, a Manutenção Corretiva ocorre quando o seu equipamento já parou porque ocorreu um defeito. Nesse caso será necessário chamar a assistência técnica para efetuar o reparo e ele voltar a operar.

Entendendo a Manutenção Preventiva

Aqui na Impra costumamos comparar a impressora com um carro pois a comparação é muito similar: a manutenção preventiva da impressora ou do seu equipamento é a mesma manutenção que você realiza no seu carro a cada 10.000km ou 5.000km, onde é realizada a troca de óleo, troca dos filtros, rodízio dos pneus e a troca de possível peças desgastadas. No caso da sua impressora, você realiza a manutenção preventiva da mesma forma.

Um profissional executa uma revisão geral com a troca dos itens básicos consumíveis, mantendo seu equipamento sempre em funcionamento e evitando que ele pare.

Quando devemos realizar a manutenção preventiva?

Normalmente recomendamos você realizar esta manutenção de forma programada. No momento em que você tem menor demanda de produção, você programa a parada do equipamento e faz a manutenção preventiva. Assim, quando a demanda de produção aumentar novamente você não terá surpresas e o equipamento não vai te deixar na mão no meio da produção.

Então, quando você faz a manutenção preventiva de acordo com as recomendações do fabricante, você tem menos paradas inesperadas. Desta forma, você aumenta a sua produção e garante a capacidade máxima de produção, tirando o melhor proveito do seu equipamento.

Qual o período de tempo ideal para realizar esta manutenção?

Dependendo do modelo do equipamento, existem diferentes itens que você precisa trocar e revisar e por isso normalmente separamos em 2 grupos diferentes de impressoras: 

Os equipamentos de alta resolução, com cabeças Epson por exemplo e os equipamentos de alta produção, que são os equipamentos com cabeças Konica e Spectra, por exemplo.

Dependendo do tipo de cabeça de impressão, os itens a serem revisados são diferentes.

Manutenção Preventiva em Equipamentos de alta resolução:

Quando você faz a manutenção preventiva deste tipo de equipamento, normalmente são verificados os seguintes tópicos:

  • Aferição de peças eletrônicas
  • Inspeção visual de partes e peças mecânicas
  • Lubrificação de guias e rolamentos
  • Troca de peças consumíveis: Wiper, Captop, Damper, bomba de limpeza, etc.
  • Limpeza técnica (que é diferente da limpeza da parte externa do equipamento)

Dampers: É comum  os clientes trocarem apenas um Damper se o caso for uma manutenção corretiva (damper com defeito). Neste caso não há problema trocar apenas esse damper com defeito, porém quando falamos de manutenção preventiva, o ideal é trocar todos os Dampers do seu equipamento, pois além de funcionar como um “estabilizador” de tinta na cabeça, ele também possui um filtro que com o tempo fica sobrecarregado conforme o uso. Além disso, conforme já falamos, a manutenção preventiva serve para evitar a que seu equipamento pare de forma inesperada.

É a mesma coisa na comparação com os carros, quando você faz a manutenção periódica, troca-se os filtros mesmo que não tenha nenhum indicio de problema nos mesmos. Os filtros são trocados para evitar problemas maiores no futuro. No caso do damper, estamos protegendo a cabeça de impressão.

Wiper, captop e bomba de limpeza: Estes itens também é indicado a substituição na manutenção preventiva, pois acaba deformando e desgastando, perdendo a eficiência. Mesmo que estejam funcionando, se já passou o período recomendado da troca é aconselhado a substituição.

Recomendamos a troca destes itens mesmo quando não apresentam defeito e no período de 4 a 6 meses no máximo.

Qual é o tempo ideal para realizar a manutenção preventiva?

A média ideal é realizar a manutenção preventiva a cada 4 meses. Mas dependendo do equipamento e do volume de impressão o prazo pode ser menor (2 a 3 meses) ou maior (6 meses). Mas o ideal é que nunca ultrapasse 6 meses entre as preventivas.

A tubulação de tinta, itens mecânicos e cabos (principalmente cabos flat) são itens importantes de revisar na hora da manutenção preventiva, e o técnico pode avaliar na visita.

O mais comum é realizar a troca destes itens a cada 12 meses, porém a troca dessas peças dependem muito do uso do equipamento, da quantidade e modo de impressões realizadas no equipamento.

Manutenção em equipamentos de alta produção:

Basicamente são verificados os mesmo tópicos dos equipamentos de alta resolução, porém a forma e os itens são diferentes.

  • Aferição de peças eletrônicas
  • Inspeção visual de partes e peças mecânicas
  • Lubrificação de guias e rolamentos
  • Troca de peças consumíveis: tubo de ar e de tinta das cabeças, bombas de tinta, filtros de tinta, etc.
  • Limpeza técnica (que é diferente da limpeza da parte externa do equipamento)

Qual é o tempo ideal para realizar a manutenção preventiva?

Assim como nos equipamentos de alta resolução, o tempo entre as preventivas vai depender do volume de impressão, mas normalmente a média é de 3 meses e não deixar ultrapassar 6 meses entre as preventivas.

Filtros de tinta maiores: estes filtros tem o elemento filtrante maior (filtro longo 80mm, filtro pall da DGI), possuem maior capacidade de tinta e normalmente ficam próximos das bombas de tintas. Estes modelos recomendamos a troca em média a cada 12.

Filtros de tinta menores: possuem elementos filtrantes menores (filtros em forma de disco, normalmente utilizado antes das cabeças de impressão) recomendamos a troca a cada 6 meses.

É muito importante a troca destes filtros periodicamente, pois eles retém pigmentos e eventual sujeira que cai no tanque de tinta. Neste caso ficam sobrecarregados e compromete o fluxo de tinta para o sub-tanque ou cabeça de impressão, ocasionando falhas de impressão ou perda de qualidade. 

Você possui uma impressora grande formato e precisa realizar uma manutenção preventiva? Entre em contato com a Impra que podemos ajudar.

Nossos Parceiros

Webeats Borssolani Store Planeta Plug Navegando e Aprendendo Desocultando Beleza Mgica Parcamp Impra Emprio Hookah